2017
-
Chamamento público publicado no Diário Oficial da União (DOU)
-
Lançamento ao mercado de Solicitação de Proposta (em inglês, Request for Proposal - RFP)
2018
-
Recebimento das propostas dos consócios
-
Anúncio do short list: “Águas Azuis”, “Damen Saab Tamandaré”, “FLV” e “Villegagnon”
2019
-
Recebimento das propostas finais dos consórcios da short list (Best and Final Offer - BAFO)
-
Anúncio do Consórcio “ÁGUAS AZUIS” como a Melhor Oferta para o Programa
-
Realização da primeira reunião do processo de contratação do Consórcio “Águas Azuis”
-
Realização da 1ª Reunião de Governança Estratégica do Programa “Classe Tamandaré”
2020
-
Realização da Cerimônia de Assinatura do Contrato de Construção da “Classe Tamandaré”
-
Marinha e Emgepron realizam, com a SPE, a 2ª Reunião de Governança Estratégica relativa ao contrato de construção das Fragatas “Classe Tamandaré”
-
Emgepron assina Declaração da Eficácia do Contrato de obtenção das Fragatas “Classe Tamandaré”
2021
-
Inauguração do escritório técnico do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” em Itajaí (SC)
2022
-
O início do processo de construção de quatro navios de guerra, que farão parte da Esquadra da Marinha do Brasil – Fragatas “Classe Tamandaré” – foi marcado por uma cerimônia realizada na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
2023
-
Foi apresentada a "espinha dorsal" da primeira fragata dessa classe, ou seja, a quilha, parte estrutural de um navio, que possibilita a montagem das demais partes e módulos de sua construção. A apresentação ocorreu durante a cerimônia de "Batimento de Quilha", na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC).
-
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria de Sistemas de Armas (DSAM), e o Grupo EDGE, conglomerado da área de defesa dos Emirados Árabes Unidos, assinaram uma parceria de cooperação para o desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável de uma família de mísseis antinavio. O Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) irá equipar as quatro novas Fragatas Classe “Tamandaré”.
2024
-
A Marinha do Brasil, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F-201) na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). A F-201 é a segunda embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).
-
Marco histórico da construção naval desenvolvida no País. A Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Lançamento da Fragata “Tamandaré” (F200), a primeira, que dá nome à classe, das quatro previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT).
Entre 2025 e 2028
Previsão de entrega dos navios à Marinha