Fragata “Cunha Moreira” – F202 tem primeiro corte de chapa
No dia 13 de novembro, a Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a cerimônia de corte da primeira chapa de aço da Fragata “Cunha Moreira” (F202), a terceira das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), gerenciado pela EMGEPRON. O evento foi realizado na thyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, Santa Catarina.
Com o corte da primeira chapa de aço da F202, a Marinha do Brasil inicia uma nova era na modernização da frota naval. É a primeira vez que três Fragatas são construídas, ao mesmo tempo, em território brasileiro, com altos índices de conteúdo local. A primeira embarcação, a Fragata “Tamandaré” (F200), já passou pela cerimônia de lançamento, em agosto do ano corrente, e está na fase de comissionamento, instalação de equipamentos e testes de cais. Já o batimento de quilha da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201) foi realizado em junho de 2024 e a previsão é de que ela seja lançada ao mar em agosto de 2025.
Sobre o evento
O 1º Corte de Chapa, na construção Naval, marca o começo da construção de um navio. Este evento é simbólico pois representa a transição da fase de projeto e planejamento para a fase de fabricação.
Para que esse marco seja atingido, o projeto detalhado da embarcação deve estar completo e aprovado, garantindo que todos os aspectos de engenharia, planejamento e logística estejam prontos para a produção. A partir deste momento, os recursos começam a ser aplicados de forma intensiva, e o cronograma de construção ganha uma nova dinâmica, com maior ênfase no controle de qualidade e na eficiência da produção.
Participaram do evento o Diretor de Gestão de Programas da Marinha, Contra-Almirante Marcelo da Silva Gomes; o Diretor de Obras Civis da Marinha, Contra-Almirante Pedro Lima Silva Filho; o Diretor-Executivo da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, Holger Tepper; o Diretor-Presidente da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, Fernando Queiroz; e o Coordenador-Geral de Programas Estratégicos da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante Antônio Reginaldo Pontes Lima Junior.
A previsão é que a Fragata “Cunha Moreira” seja lançada em 2026 e incorporada à Marinha do Brasil em 2028.