Primeiro de setembro é o dia do profissional de Educação Física. Se você é graduado nessa área, pode ingressar na Marinha do Brasil (MB) através de dois concursos públicos, Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (QT) e Quadro Complementar do Corpo de Fuzileiros Navais (QC-FN) , além do processo seletivo do Serviço Militar Voluntário (SMV) para Oficiais (temporário de até oito anos).
A Marinha proporciona para quem não é graduado, mas gosta da carreira, uma formação de nível médio na área para atuar somente no eixo militar. Neste caso, é necessário ingressar pelo Concurso de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) e esse profissional vai trabalhar como ajudante dos oficiais de Educação Física.
O que um profissional de Educação Física faz na Marinha
O Primeiro-Tenente Sanchez é um exemplo de profissional de Educação Física que conheceu de perto a área quando ainda era fuzileiro naval. Fez a faculdade por conta própria e decidiu se debruçar sobre os livros para prestar o concurso para o QT. Após cinco tentativas, foi aprovado em primeiro lugar no ano passado hoje serve no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
O profissional de Educação Física na Marinha trabalha, principalmente, ensinando e orientando os militares durante seus exercícios. Desse modo, a rotina de trabalho do Tenente Sanchez é norteada diretamente aos alunos, que fazem atividades físicas de, no mínimo, três vezes por semana.
Outro profissional de Educação Física na Marinha é o Sargento Roberto. Ele lembra que a boa forma física é inerente à carreira, para isso, os militares são liberados para praticar esportes, como natação, corrida, futebol, vôlei, entre outros.
-Diariamente, temos o Treinamento Físico Militar (TFM), como nós militares chamamos a prática de exercícios físicos. Às segundas, corremos ao redor do Museu do Amanhã e do Boulevard Olímpico; às terças e quintas, dou aulas de natação na Escola Naval e às quartas e sextas temos corrida no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro - conta ele.
Concursos públicos e processos seletivos para quem é formado em Educação Física
Quem deseja ingressar na MB como graduado em Educação Física deve ficar atento aos editais do QT e QC-FN, que são divulgados uma vez por ano. O QT é voltado para ambos os sexos e para quem tem menos de 36 anos. Já o QC-FN é para candidatos do sexo masculino com menos de 29 anos. Já o SMV é destinado para candidatos com menos de 45 anos e o Aviso de Convocação é publicado normalmente no final do ano.
De acordo com o Tenente Sanchez, a leitura atenta ao edital é fundamental para uma boa prova.
- A dica básica é essa: saiu o edital, pegue a bibliografia toda, já que as provas da Marinha são orientadas diretamente pelo que consta nas referências bibliográficas. Na minha opinião, o concurso para quem é formado em Educação Física é um dos mais concorridos – comentou ele.
Hoje, ele se sente realizado profissionalmente dentro da instituição, pois consegue colocar em prática todo o seu conhecimento adquirido treinando alunos diariamente.