Pular para o conteúdo principal

EACF comemora a noite austral mais longa do ano

PROANTAR

Se olharmos do espaço o nosso planeta é azul porque o mar cobre 71% da superfície do globo. É um paradoxo chamar este planeta de Terra, quando mais de 60% do Hemisfério Norte e 80% do Hemisfério Sul são ocupados pelos oceanos.

Existe uma noite mais especial do que todas as outras para as pessoas que estão na Antártica. É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

Em teoria, o hemisfério sul estaria nesse momento no meio do inverno e não exatamente no início como é registrado nos calendários. Temos, então, o chamado Solstício de Inverno no hemisfério Sul, em que seu ponto mais austral, a Antártica, se torna o lugar mais escuro da terra.

No polo sul, os dias ficam totalmente sem luz do sol. Na Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, que está aproximadamente no paralelo de 60 graus, temos apenas 5 horas de luz durante todo o dia. Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu em 21 de junho, exatamente às 10h51m de Greenwitch.

A partir do Solstício de Inverno, a luz começa gradativamente a iluminar mais as terras do hemisfério sul no avanço de cada dia do calendário. Essa data passou a ser comemorada de forma significativa como o dia mais importante na Antártica, por representar a volta da luz e a contagem regressiva para o retorno ao lar de todos que compuseram as tripulações das diversas Estações Antárticas espalhadas pelo continente.

Passar pelos rigores e adversidades do inverno e cumprir as missões antárticas retornando para casa em segurança torna-se, então, o grande desafio a ser comemorado.

O MidWinter Day, como é conhecida a data desde os tempos de Scott, Shackleton, Admunsen e de outros numerosos exploradores do início do Século XX é o dia em que presidentes de países mandam seus cumprimentos aos representantes antárticos de suas bases, mensagens são enviadas por rádio aos membros das Estações. Desde a Ilha Rei George, onde está localizada a EACF até o Polo Sul, ocorrem trocas de cumprimentos, cartões e convites para confraternizações conjuntas, decorações criativas, lembranças e são organizadas lindas mesas com degustações de todo o tipo.

E como não poderia deixar de ser, a Estação Antártica Comandante Ferraz confeccionou e enviou a todas as bases o seu “greeting card”, com desejos de sucesso na missão e de dias cada vez mais iluminados. A EACF recebeu mensagens de felicitações de inúmeras estações (USA, India, Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Japão, França, Itália, Alemanha, Nova Zelândia, Ucrânia e Noruega.

Compartilhe: