Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Fisioterapeuta

  • Publicado em 12/10/2017 - 23:18
  • Atualizado em 13/11/2017 - 09:02
Compartilhe:

galeria de fotos

Em 13 de outubro de 1969 nasceu a Fisioterapia no Brasil pelo Decreto Lei 938 e, posteriormente, em 1975, através da Lei 6.316 foi regulamentada a atuação do Fisioterapeuta como um profissional de saúde, com formação acadêmica superior.

O Fisioterapeuta é o profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseado no rigor científico e intelectual. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações ou distúrbios cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas.

O profissional atua desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição dos recursos e a execução dos procedimentos. O tratamento fisioterapêutico objetiva preservar, restaurar e desenvolver a integridade de órgãos, sistemas e funções.

O Fisioterapeuta deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Hoje em dia,ele atua em diversas especialidades como, por exemplo, Fisioterapia Traumato-ortopédica funcional, Fisioterapia Neuro-funcional, Fisioterapia Pneumo-funcional, Fisioterapia Onco-Funcional, Fisioterapia Urogineco-Funcional, dentre outras especialidades.

Todo o desenvolvimento científico,acumulado ao longo de décadas,existe para um único propósito: o paciente. Deve-se estimular todas as suas potencialidades, respeitando as suas limitações, dispondo de conhecimento e agindo com humildade e ética durante o exercício profissional.

Compartilhe