O leite materno é completo e contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. Isso significa que até os seis meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Após essa idade, outros alimentos deverão ser introduzidos, conforme orientação do pediatra.
Ele funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças (respiratórias, infecções urinárias, diarreias), reduzindo o número de internações hospitalares por doenças da infância. Bebês amamentados corretamente têm menos chances de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Há evidências, ainda, que o aleitamento materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo do bebê. O leite também está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que ele é capaz de acalmar o bebê e estimular o vínculo afetivo com a mãe e a família.
Além destes benefícios, a amamentação também traz muitas vantagens para a mãe:
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
- Reduz o risco de diabetes e câncer de mama e de ovário;
- Se durante os seis primeiros meses a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez;
- É econômico, pois é de graça, além de já estar pronto!