Ciência e Tecnologia

NPqHo “Vital de Oliveira” em atividades de pesquisa na Amazônia Azul
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” regressou da região da Elevação do Rio Grande e atracou em Santos (SP) no dia 2 de dezembro, concluindo a primeira pernada da Comissão “Comitê Gestor II”, iniciada no dia 8 de novembro.
Durante 24 dias ininterruptos de pesquisa, os 22 pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) embarcados, dentre os quais seis estrangeiros representando o México, a Colômbia e o Zimbábue, realizaram as seguintes tarefas na região: coleta de amostras de solo submarino a 1.510 metros de profundidade; perfilagem dos parâmetros físicos da coluna d'água a 1.496 metros de profundidade; e sondagem de 28.300,19 km² da Amazônia Azul com ecobatímetro multifeixe, perfilador subfundo e magnetômetro.
A segunda pernada da Comissão vem ocorrendo desde 6 de dezembro, quando o navio deu início uma pesquisa científica na Bacia de Santos em apoio à Petrobras. Tanto a CPRM como a Petrobras são partícipes de um Acordo de Cooperação, que envolve ainda a Vale, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Marinha do Brasil.

Lançamento do dispositivo Magnetômetro durante a
Comissão “Comitê Gestor II”