Pular para o conteúdo principal

Fragata “Niterói” encerra atividade no Setor Operativo da Marinha

Pavilhão Nacional é arriado pela última vez a bordo da Fragata “Niterói”
 
Após quase 43 anos de atividades no setor operativo, a Fragata “Niterói” deixou o serviço ativo da Marinha do Brasil (MB), no dia 28 de junho, durante Cerimônia de Mostra de Desarmamento realizada na Base Naval do Rio de Janeiro e presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth.
 
Durante a cerimônia, que encerra ou interrompe a vida militar de um navio da Armada, por motivo de baixa definitiva ou temporária, foi realizado o último cerimonial à Bandeira a bordo do navio, com a presença de antigos comandantes da Marinha, de membros do Almirantado, do Comandante em Chefe da Esquadra, do Comandante da Força de Superfície, além de diversos antigos comandantes e da primeira tripulação da Fragata “Niterói”
.
Tripulação desembarca do navio ao som da canção Cisne Branco
 
Um momento marcante da cerimônia foi o desembarque de toda tripulação do navio, que, marchando ao som da canção “Cisne Branco”, deixou o convoo rumo ao píer onde estava sendo realizada a cerimônia.
 
Na Ordem do Dia referente à Mostra de Desarmamento da Fragata “Niterói”, o Chefe do Estado-Maior da Armada ressaltou a importância o meio naval teve para a Marinha do Brasil: “Ao arriar o Pavilhão Nacional pela última vez, ato solene que encerra a vida operativa da “Pioneira”, exaltamos todo o legado de profissionalismo, dedicação e camaradagem que forjaram a alma desse inesquecível navio. Sua história é uma narrativa vitoriosa, que permanecerá viva nas lembranças de suas tripulações”, disse.
Chefe do Estado-Maior da Armada assina documento de baixa do navio
                                         
Quinto navio a serviço da Marinha a ostentar o nome de sua classe, a Fragata “Niterói” foi incorporada à Força Naval em 1976 e navegou 597.772,38 milhas náuticas, atingindo a marca de 2.929,5 dias de mar. Durante o seu período no setor operativo, participou de importantes missões, no Brasil e no exterior.
Autoridades participaram da cerimônia de mostra de desarmamento da Fragata “Niterói”
 

 

Compartilhe: