Pular para o conteúdo principal

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza exercícios SUBEX 2018

 
Progressão da Infantaria com apoio de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf)
 
De acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, os Fuzileiros Navais devem estar em permanente condição de pronto emprego. Para isso, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realiza, anualmente, um intenso ciclo de adestramento que permite, dentre outros objetivos, o estabelecimento de uma Força de Emprego Rápido (FER), pronta para ser utilizada em todo espectro dos conflitos nacionais e internacionais. Em maio, as unidades da FFE realizaram uma série de exercícios denominados Subex. Esses treinamentos ocorreram de acordo com as peculiaridades e missões específicas de cada organização militar.
 
A finalidade dos exercícios foi adestrar as subunidades de Combate, Apoio ao Combate e Apoio de Serviços ao Combate no contexto de temas táticos. A maior parte dos exercícios Subex 2018 ocorreu na região de Itaóca, no Espírito Santo, como exceção do Subex Opesp, um treinamento de Operações Especiais ocorrido de 7 a 11 de maio em Mangaratiba-RJ, e do SUBEX OP RIB, um treinamento dos Batalhões de Infantaria em ambientes ribeirinhos, previsto para ocorrer de 17 a 23 de junho em Ribeirão da Lages-RJ.
 
Em Itaóca-ES, a Subex 2018 englobou treinamentos para os Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, nos procedimentos de combate terrestre Ofensivo e Defensivo, durante a Subex INF, realizada de 14 a 21 de maio.
 
Inicialmente, de 6 a 11 de maio, a Subex–C2 teve a finalidade de instalar, explorar e manter o Sistema de Comando e Controle de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais tipo Unidade Anfíbia (Uanf).
 
A Subex ART, realizada de 14 a 26 de maio, adestrou os militares das baterias de tiro nos trabalhos de reconhecimento, escolha e ocupação de posição, conduta tática em marchas, entrada e saída de posição, segurança da Área de Posição e Táticas de Ação Imediata frente às ameaças.
 
Por fim, a Subex REF, ocorrida entre 16 e 26 de maio, abarcou adestramentos específicos de Apoio ao Combate e de Apoio de Serviços ao Combate, como atuação em hospitais de campanha, missões de engenharia de combate, ações de policiamento, transporte geral, manutenção de viaturas e operação com Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).
 
2505201822
Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais em exercício de sondagem de campo minado
 

 

Compartilhe: