
Estação de fotografia em Grupo de Atendimento ao Público de Capitania
A Autoridade Marítima Brasileira, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), concluiu, em outubro, a implantação de novos processos que trazem mais agilidade e segurança aos documentos emitidos para a comunidade marítima. O trâmite eletrônico de documentos proporciona uma maior rapidez na prontificação de documentação dos agendamentos em todo o Brasil, chegando a reduzir o prazo para emissão dos certificados de habilitação em Organizações Militares (OM) distantes dos centros urbanos de 90 para aproximadamente 15 dias. Outra novidade foi a instalação de estações para a captura de fotografias digitais, que serão impressas nos certificados e documentos dos aquaviários e nas carteiras de habilitação de amadores.
Os serviços serão oferecidos em todas as capitanias, delegacias e agências, no Comando do 8º Distrito Naval e nos Centros de Instrução da Marinha, Centro de Instrução Almirante Graca Aranha e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, dentro das atribuições de cada OM. O período de transição já foi iniciado, objetivando o término dos estoques de papel e o emprego dos novos modelos.
Ao longo do projeto, foram realizados treinamentos para mais de 400 militares e servidores civis nas OM do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário distribuídas por todo País. Destaca-se que o projeto representa a otimização de custos e redução do tempo no atendimento à comunidade marítima.

Servidor Civil da Marinha consulta o Sistema de Atendimento ao Público