
Descerramento da placa alusiva à elevação da Capitania dos Portos de Macaé-RJ
No dia 25 de setembro, ocorreu, no município de Macaé-RJ, a cerimônia de elevação da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé à Capitania de 2ª classe, sendo denominada de Capitania dos Portos de Macaé (CPM) e tendo sob a sua subordinação a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) e a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra). O evento foi presidido pelo Comandante do 1° Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha e contou com a presença de membros da Sociedade Amigos da Marinha, Comunidade Marítima local e demais autoridades militares e civis.
A CPM atuará em uma área de jurisdição de 30.150 quilômetros quadrados, que abrange 44 municípios, em uma parcela do litoral que se estende desde a Região dos Lagos até o limite com o estado do Espírito Santo, onde está inclusa toda a área de exploração de petróleo e gás natural da Bacia de Campos, com estrutura composta por plataformas, embarcações, terminais portuários e unidades de apoio em terra.
Além de orientar e fiscalizar as atividades relacionadas ao lazer e ao turismo náutico, que envolvem embarcações de esporte e recreio e de transporte de passageiros, e se intensificam durante a “Operação Verão” e Travessia Segura, a Capitania também atua na fiscalização e qualificação de profissionais nos cursos do Ensino Profissional Marítimo. Na região, é crescente a demanda gerada pela pesca artesanal, atividade econômica de importância e tradicional fonte de emprego e renda da comunidade local.

Convidados civis e militares durante a cerimônia de elevação