
Panteão Tamandaré
No dia 13 de dezembro, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5°DN) realizou a cerimônia em comemoração ao Dia do Marinheiro e a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré.
Nascido em 13 de dezembro de 1807, na Vila Rio Grande de São Pedro, o Almirante Tamandaré dedicou sua vida à Marinha do Brasil com bravura e heroísmo. Suas ações são exemplos a todos os marinheiros dessa gloriosa Força.
O Patrono veio a falecer em 20 de março de 1897, tendo seus restos mortais repousado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) até 11 de dezembro de 1994. Em 1994, foram transportados, a bordo da Fragata Niterói, para a cidade do Rio Grande (RS), onde chegou em 16 de dezembro. Na ocasião, foram levados para a Catedral de São Pedro, onde foi celebrada, nesse mesmo dia, uma missa solene.
Em 17 de dezembro de 1994, os restos mortais do Patrono foram transladados para o Panteão Almirante Tamandaré, localizado no Comando do 5º Distrito Naval, onde repousam até os dias de hoje. Junto ao Panteão, o Fogo Simbólico, com sua chama permanentemente acesa, simboliza o espírito heróico do Almirante Tamandaré.
Nas datas comemorativas do aniversário do Almirante Tamandaré, é realizada uma aposição floral no túmulo desse Herói Nacional.
O Comando do 5° Distrito Naval orgulha-se de ser o guardião dos restos mortais do Patrono da Marinha.

Jazigo do Almirante Tamandaré

Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro