
Medidas de prevenção são adotadas pelos militares da BaeNSPA
O Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), deu início à retomada das ações presenciais. Das 400 crianças atendidas pelo Programa, oriundas dos municípios de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Armação dos Búzios (RJ), 200 voltaram às atividades.
No período mais crítico da pandemia, a BAeNSPA ofereceu atividades na modalidade de Ensino a Distância (EAD), como reforço nas disciplinas de matemática, português e língua estrangeira, gincanas esportivas, palestras educativas, concurso de redação, entre outras.
Para a retomada parcial das atividades presenciais, foi elaborado um protocolo sanitário a fim de garantir a segurança dos participantes, como a redução para 50% do quantitativo de alunos presenciais, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras faciais, realização apenas de atividades ao ar livre e sem contato físico, distribuição de álcool em gel nos locais de atividades, entre outras.
O Profesp é coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação da Marinha, Exército e Aeronáutica, e é destinado ao atendimento de alunos da rede pública de ensino, de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, tendo como objetivo promover a valorização das crianças, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas, realizadas no contraturno escolar.