
Militar do Batalhão participa de teste com aparelho de descontaminação
O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) concluiu, no dia 30 de abril, o desenvolvimento de um protótipo de borrifamento automático voltado para realizar a descontaminação diária dos militares e combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). O mecanismo, de baixo custo, possibilita a descontaminação de pessoal e materiais, e poderá ser utilizado por diversos órgãos.
O protótipo consiste em uma estrutura de canos com esguichos que fazem o borrifamento simultâneo por todo o corpo dos militares. Uma bomba elétrica permite a captação da substância a base de água, hipoclorito, detergente e cloro HTH diretamente de uma caixa d’água. Um sensor de presença é responsável por liberar a composição. O material utilizado para desenvolver o mecanismo pode ser adaptado também para descontaminar viaturas, sendo necessário apenas ajustar o tamanho e a solução empregada na descontaminação.
Desde o início da pandemia, as organizações militares da Marinha adotam medidas preventivas internas para proteger seu pessoal. O 2° BtlOpRib conta com uma equipe de militares capacitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, que vem atuando na descontaminação de suas instalações e de órgãos públicos de saúde e segurança do estado do Pará.