Pular para o conteúdo principal

Farmacêutico

Farmacêutico

A RESPONSABILIDADE DO FARMACÊUTICO NA TERAPIA DO PACIENTE

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia, nº 572 de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínicas; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
O farmacêutico, como integrante da equipe multidisciplinar no nível hospitalar, é o profissional que através da farmácia clínica, tem por objetivo promover o uso racional de medicamentos, realizando intervenções sempre que necessário. Neste contexto, o uso racional de medicamentos é o processo em que o paciente recebe o medicamento apropriado a sua necessidade clínica, na dose e posologias corretas, por um período de tempo adequado, de forma a aperfeiçoar o tratamento medicamentoso, proporcionando a sua saúde e seu bem-estar.
A Atenção Farmacêutica é a relação direta com do farmacêutico com o paciente e se apresenta como o conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção, proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenha atividades farmacêuticas. Desse modo, o farmacêutico volta-se aos cuidados relacionados a medicamentos, com o propósito de conseguir resultados definitivos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.
Através de receituários médicos, estudando a situação de cada indivíduo e observando os efeitos da proposta de tratamento, o farmacêutico pode intervir, pois existe medicamentos potencialmente perigosos, que podem gerar queixas durante o uso, sendo importante ressaltar que quanto mais medicamentos utilizados ao mesmo tempo, maior o risco de interação entre eles, podendo gerar problemas ao longo da terapia.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA O PACIENTE?

  • Melhora na saúde do paciente;
  • Redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos;
  • Facilidade em se comunicar com o profissional farmacêutico;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Maior confiança na exposição de problemas; e
  • Maior segurança e eficácia no tratamento.
  • O Hospital Naval de Brasília identificou a importância da Farmácia Clínica, para restabelecer, promover e proteger a saúde de seus pacientes e, dessa forma, iniciou a fase de planejamento para a implantação do Ambulatório de Atenção Farmacêutica , como recurso eficaz para que cada paciente tenha segurança no uso de seus medicamentos. Serão realizadas consultas com o farmacêutico através de entrevista, verificação de todos os medicamentos em uso, checagem dos problemas e promoção de soluções, contribuindo assim no processo de recuperação da saúde e prevenção de doenças.

    Contribuição:
    Serviço de Farmácia Hospitalar - HNBra
    1º Ten (RM2-S) Andrea Dias Stephanus – Farmacêutica especialista em Farmácia e Oncologia Clínica.
    Monallisa Thâmara Oziele Rodrigues Bezerra - Estagiária do 8º semestre do curso de Farmácia da Universidade Paulista - UNIP

    Fonte:
    Conselho Federal de Farmácia – CFF. Disponível em www.cff.org.br