Pular para o conteúdo principal

Instruções Diversas

Adaptação 2024

a) A concentração dos candidatos titulares será na Escola Naval, situada na Avenida Almirante Sílvio de Noronha, s/nº - Centro, Rio de Janeiro, RJ, devendo os candidatos se apresentarem entre 07h00 e 08h30 do dia 14 de janeiro de 2024, para o início do Período de Adaptação.

b) Os candidatos deverão se apresentar em jejum de 12h para realização de exame de sangue e deverão trazer consigo um pote coletor com urina coletada no período da manhã do dia da apresentação na EN para ser entregue ao Departamento de Saúde da Escola Naval.

c) Os candidatos deverão se apresentar trajando camisa meia manga completamente branca, disposta para dentro da calça jeans escuro sem marcas ou rasgos, com cinto preto e tênis predominantemente branco com meias brancas. Além disso, deverão levar os seguintes materiais:

  • PIS/PASEP, se possuir;
  • Comprovante de residência, duas (2) cópias;
  • Três (3) fotos 3x4, coloridas, com fundo branco, tiradas a menos de seis meses, com cabelo cortado, sem barba e sem bigode;
  • Quatro (4) cadeados com chaves reservas;
  • Material de higiene pessoal (incluindo duas toalhas de rosto e duas de banho e aparelhos de barbear);
  • Um par de sandálias tipo “havaianas” pretas;
  • Material escolar (2 cadernos de pelo menos 60 folhas, canetas esferográficas nas cores preta, azul e vermelha( ou caneta 2/4 cores), lápis, borracha, fita durex e régua de 30 cm);
  • Material de limpeza (graxa cor preta e cor branca para sapatos, escovas de sapatos e de roupas e flanela);
  • Material para costura (agulhas, linhas cinza, branca, preta e azul marinho e tesoura);
  • Pelo menos cinco (5) calções azuis para ginástica;
  • Pelo menos cinco (5) camisetas brancas de ginástica sem manga;
  • Pelo menos cinco (5) pares de meias soquetes brancas para ginástica;
  • Um (1) par de tênis para ginástica e corrida (predominantemente brancos, sem cores berrantes);
  • Pelo menos duas (2) sungas/maiôs preto(sem marcas);
  • Pelo menos três (3) calças tipo jeans, na cor azul, não desbotada;
  • Pelo menos oito (8) camisetas brancas meia manga sem estampas;
  • Uma caneta para marcar roupas;
  • Protetor solar; e
  • Caso haja adaptandos que façam uso de medicamentos (controlados ou não), deverão trazê-los e, no caso dos controlados, estes deverão vir acompanhados do respectivo receituário médico, o qual será apresentado no Departamento de Saúde da Escola Naval na primeira oportunidade.

 

d) De acordo com o subitem 16.9 do Edital, as despesas relativas a transporte, alimentação e estada, da sua OREL, cidade de realização das Provas, até a apresentação na Escola Naval correrão por conta do candidato. Excetuam-se os casos que se enquadrarem no disposto no subitem 16.9.1 do Edital que poderão solicitar, por meio de requerimento, que a passagem de sua OREL (local de realização da prova) até a Escola Naval seja custeada pela Marinha, por intermédio das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), ou seja, dos Comandos dos Distritos Navais.

e) De acordo com o subitem 15.9 do Edital, os candidatos reservas deverão acessar a página do SSPM na Internet, durante todo o Período de Adaptação a fim de tomar conhecimento de uma possível convocação, sendo de total responsabilidade do candidato estar atento a tal convocação.

f) Os candidatos que não possuíam a conclusão do ensino médio por ocasião da VD e que apresentaram o modelo constante do anexo III ou anexo IV deverão apresentar o Certificado ou Declaração de conclusão do ensino médio e o Histórico Escolar até a data da matrícula no Curso de Graduação, conforme previsto no subitem 16.13 do Edital.

g) Os candidatos titulares deverão observar rigorosamente as Instruções e recomendações para o Período de Adaptação disponíveis na página da Escola Naval na Internet acessando o endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/en/node/106

h) Quaisquer dúvidas referentes a apresentação dos candidatos poderão ser sanadas por meio de contato com a Escola Naval, através dos telefones: (21)3974-1570/1571.

Compartilhe: