O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Diretoria de Hidrografia e Navegação recebeu a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministro do Esporte

Ministros visitam a DHN

 

No dia 9 de março de 2016, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) recebeu a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, do Ministro do Esporte (ME), George Hilton, e do Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso.

Na ocasião, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, e o Diretor da DHN, Vice-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, deram as boas-vindas às autoridades e às comitivas no auditório do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), organização militar subordinada à DHN, onde assistiram, junto aos titulares das Organizações Militares do Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA) e demais convidados, palestras proferidas pelo Vice-Diretor da DHN, Capitão de Mar e Guerra Edson Carlos Furtado Magno, acerca da missão, organização, projetos e desafios da hidrografia brasileira e pelo Diretor do CHM, Capitão de Mar e Guerra Carlos Augusto Chaves Leal Silva, sobre as atividades desenvolvidas, a relevância dos trabalhos realizados pelos setores com relação à segurança da navegação.

A comitiva conheceu o NPqHo “ Vital de Oliveira”

Para os Jogos Olímpicos e Paralímpico Rio 2016, o professor Mauro Cirano, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou o sistema de coletas de dados e de previsão meteorológica de alta resolução que serão utilizados nos Jogos 2016. “As boias medem, além dos parâmetros atmosféricos, como vento, umidade, irradiação, também os parâmetros oceanográficos como correntes, ondas, temperatura e salinidade da água. Inclusive, elas monitoram uma quantidade maior de parâmetros do que aqueles solicitados pelo Comitê Olímpico Internacional”, declarou.

Ao final da visita, os participantes conheceram o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, incorporado à Marinha do Brasil em 2015, uma das embarcações que auxilia na produção de cartas náuticas e na coleta de dados para os serviços meteorológicos.

 Nesta ocasião, os ministros visitaram as principais instalações, iniciando no auditório, com a exibição de um filme sobre o navio, passando por uma tomada de fotos no passadiço, e contemplando os laboratórios e os equipamentos de pesquisa das áreas de hidrografia e oceanografia.

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.