Primeira instalação do Brasil destinada exclusivamente à modalidade de levantamento de peso e a mais moderna da América Latina
Com capacidade para receber até 300 atletas, o Centro Nacional de Levantamento de Pesos foi inaugurado na última sexta-feira (25), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia contou com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, além de representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e de outras organizações esportivas e militares.
Na ocasião, após uma breve apresentação sobre o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), foi também assinado um protocolo de intenções entre o CEFAN e a CBLP visando à operação integrada e a manutenção da instalação, que integra a Rede Nacional de Treinamento (RNT) e é a primeira exclusivamente destinada ao levantamento de pesos e a mais moderna do gênero da América Latina. Trata-se de iniciativa pioneira da Marinha do Brasil, viabilizada com recursos disponibilizados pelo Ministério do Esporte, representando o mais expressivo legado olímpico para as modalidades de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e Halterofilismo (paralímpico).
Atleta olímpica Sargento Rosane, na inauguração do Centro
O CEFAN conta, hoje, com mais de 60 atletas de LPO, alguns oriundos dos projetos de base, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e que já fazem parte da seleção brasileira adulta, somando mais de 150 medalhas nacionais e internacionais, além de diversos recordes internacionais na modalidade. A inauguração do novo centro permitirá ampliar o número para até 300 atletas, que se beneficiarão de instalações já plenamente mobiliadas com os equipamentos de ponta adquiridos e utilizados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.
A utilização das novas instalações permitirá um incremento nos significativos resultados já obtidos no CEFAN, representando um passo importantíssimo para o sucesso da modalidade e para a preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
Centro Nacional de Levantamento de Pesos já está plenamente aparelhado com os equipamentos de ponta