Pular para o conteúdo principal

  Nesta segunda (30), militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram um exercício de resgate no mar do Chile, a partir de uma aeronave AH-11B (Super Lynx), embarcada na Fragata “Liberal”. No treinamento foi simulado o resgate de um enfermo em um navio com obstáculos em sua estrutura, em que foi utilizado um guincho para retirada da maca com o doente, para encaminhamento a atendimento hospitalar.

  A MB possui uma equipe de Tripulantes Aéreos de Resgate para atuação, a partir de aeronaves, com a missão de prestar socorro no mar em operações de Busca e Salvamento (SAR), podendo também ser empregada em qualquer ambiente operacional que atue uma aeronave do Comando da Força Aeronaval.

  O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR Brasil), coordenado pela Marinha do Brasil (MB), acaba de receber reforço para ampliar o alcance e aumentar a eficiência das operações de resgate realizadas no litoral brasileiro e em águas interiores. A nova aeronave remotamente pilotada (ARP) NAURU 500C, rebatizada de “RQ-2”, chega para somar esforços ao 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), marcando importante passo na contínua evolução do Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR).

Na manhã da última quarta-feira (24), a Marinha do Brasil (MB), por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), coordenou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) do filipino Marapau Rogelio Sumabong, tripulante do Navio de Cruzeiro “Ocean Endeavour”, de bandeira portuguesa, que partiu do Canadá com destino à cidade de Montevidéu, no Uruguai.