Como parte das comemorações do 196º aniversário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, as Organizações Militares da Marinha do Brasil (MB) sediadas em Pernambuco (PE), participaram do tradicional Desfile Cívico-Militar alusivo, na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Zona Sul do Recife.
A solenidade teve início com a revista da tropa realizada pelo Presidente do Tribunal de Justiça de PE, o desembargador Adalberto Oliveira, representando o Governador do Estado.
Abrindo o Desfile, os cerca de 3 mil estudantes de 48 instituições de ensino apresentaram-se para um público estimado de 20 mil pessoas. Em seguida, os militares foram representados por aproximadamente 4 mil homens e mulheres da MB, do Exército Brasileiro, da Força Aérea, da Polícia Militar de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco e da Guarda Municipal.
O grupamento do Desfile da Marinha foi constituído por militares da Capitania dos Portos de Pernambuco, do Hospital Naval de Recife e da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, além de viaturas e embarcações utilizadas nas Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário.