
No dia 6 de abril de 2017, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” atracou no Porto de Douala, cidade mais populosa de Camarões, ocasião na qual o Embaixador do Brasil em Camarões, Nei Futuro Bitencourt, foi recebido a bordo do navio brasileiro.
Na sexta -feira (7) pela manhã, o Comandante do “Apa”, o Capitão de Corveta Jonathas Moscoso de Campos, acompanhado pelo Chefe de Estado Maior do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, Capitão de Fragata André Luis Martini Vieira, e do Embaixador do Brasil em Camarões realizou visitas protocolares. Dentre as autoridades visitadas estavam: o Governador da Província de Littoral, Samuel Ivaha Diboua, o 4º adjunto do Delegado do Governo da Comunidade Urbana de Douala, Louis Lucien Heurard Mandengue, o Comandante da 4ª Junta Regional Militar, General de Divisão Sally Mohamadai, o Comandante da Base Naval, Capitão de Mar e Guerra Nozana Christophe, além do Comandante do Centro de Coordenação Multinacional, o Capitão de Mar e Guerra Fonkoua Sylvestre.
À noite, ocorreu uma recepção a bordo do navio brasileiro para autoridades civis, militares e empresários da região, na qual um stand da Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON) foi montado para a divulgação de seus produtos e serviços.
No sábado (8) de manhã, ocorreu um jogo amistoso de futebol entre a Marinha de Camarões e o time do "Apa" na Base Naval de Douala e, à tarde, um coquetel oferecido pelos camaroneses. Tais eventos contribuíram para o estreitamento de laços entre os dois países.
Ao desatracar do porto de Douala rumo ao porto de Accra, em Gana, na manhã do dia 10 de abril, o Navio Patrulha Oceânico “Apa” realizou uma PASSEX com a Marinha de Camarões, por meio do seu Navio Patrulha “Le Ntem”, oportunidade na qual foram executados exercícios de manobras táticas e leap frog, contribuindo assim para a interoperabilidade e proficiência daquela Marinha.