Pular para o conteúdo principal

 

    Em 18 de setembro, o Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN) e organizações militares subordinadas participaram do evento “World Cleanup Day 2021” (Dia Mundial da Limpeza - Mar limpo é vida!). Integraram as ações 213 militares e 21 embarcações que recolheram mais 2386 kg de lixo no mar, rios, lagoas e praias dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Outra importante atividade foi a presença de militares em Iates Clubes, Marinas e colônias de pesca divulgando a conscientização no descarte de resíduos.

    No Rio de Janeiro, militares do Comando do 1° Distrito Naval efetuaram a coleta 43 kg de lixo na Praia do Flamengo, enquanto embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste removeram resíduos na superfície da Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e Canal do Marapendi, totalizando 200 Kg. Foram visitados o Iate Clube Rio de Janeiro, a Marina da Glória e a colônia de pescadores de Jurujuba-Niterói, nas quais a divulgação
sobre o correto descarte de resíduos foi reforçada para condutores, tripulantes e passageiros de embarcações.

 

    Na região da Costa Verde, a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, juntamente com colaboradores do Instituto Nacional do Meio Ambiente realizaram a limpeza na Praia do Anil, na Praia das Flechas na Ilha de Cataguazes. Também foram materializadas ações de conscientização na colônia de pesca Z-17 e na Marina do Shopping Pirates. Já em Paraty, os militares da Agência da Capitania dos Portos de Paraty atuaram com a sociedade local para a coleta de 120 kg de lixo nas praias do Jabaquara e do Pontal. Em Itacuruçá, os banhistas e os proprietários de embarcações foram alvo da campanha de conscientização e houve, também, o recolhimento de 23 kg de lixo nas águas da Baía de Sepetiba.


    Na região Norte Fluminense a quantidade de lixo recolhido chegou a 400 kg. Os militares da Capitania dos Portos de Macaé atuaram na Praia da Barra de Macaé, Praia do Centro em Rio das Ostras, Prainha e Rio São João, em Barra de São João, conscientizando também os tripulantes das embarcações de esporte e recreio e dos barcos de pesca, bem como a comunidade marítima nos Iates Clubes de Macaé, Rio das Ostras e Barra de São João.

    Por sua vez, a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio empreendeu suas ações nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, com a participação da Guarda Marítima Ambiental de Cabo Frio. Foram priorizadas as ações de coleta de resíduos flutuantes no Canal do Itajuru e áreas adjacentes, bem como a promoção da conscientização da população por meio de visitas a marinas, escolas náuticas e terminais de embarque de passageiros, onde foram disseminadas instruções e incentivos para a adoção de práticas sustentáveis, inclusive quanto à correta destinação do lixo.


    O Estado do Espírito Santo recebeu um mutirão de limpeza que contou com a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), do Corpo de Bombeiros do Estado, da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), da Fundação Projeto Tamar, do Instituto Baleia Jubarte, da ONG Últimos Refúgios, do Projeto Pegada e da Gerência de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Vitória. Na ocasião, as ações de limpeza aconteceram nas praias de Camburi, Suá, Barra Funda, Hawaizinho e do Meio em Vitória, e na praia de Santa Cruz, em Aracruz, com a retirada de 1159 kg de lixo. Os militares também visitaram a Colônia de Pescadores de Vitória e o Iate Clube do Espírito Santo para a realização de campanha de conscientização junto a comunidade marítima.

 

    Adicionalmente, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) e a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) estiveram presentes no Parque da Prainha; Orla da Praia da Costa; Orla da Praia de Itaparica; Barra do Jucu; e Ilha das Flores para o recolhimento de 10 kg de microlixo.

    No Estado de Minas Gerais as atividades se concentraram na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima; na Barragem Benfica, em Itaúna; na Prainha em São José da Barra e no Rio São Francisco, nas cidades de Pirapora e Buritizeiro. Após os esforços dos militares da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Delegacia Fluvial de Pirapora e Delegacia Fluvial de Furnas, foram contabilizados 431kg de lixo que foram retirados das águas do estado.


    Este é o terceiro ano consecutivo que o Comando do 1º Distrito Naval e suas organizações militares subordinadas participam da iniciativa. Em 2020, o World Cleanup Day ocorreu no dia 19 de setembro e os militares retiraram mais de 1.400kg de lixo de praias e rios no RJ, MG e ES.

OM SUBORDINADAS


CFMG

 


CPES
 


CPM


CPRJ


EAMES


ERMCN


ERMRJ


GptFNRJ


PM


ComGptPatNavSE

 

Compartilhe: