No dia 25 de maio, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” atracou no Porto de Assunção, no Paraguai, por ocasião da Comissão hidrográfica “SONDOPE 2023”, fruto de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai. Tal acordo visa contribuir para a realização de serviços hidrográficos, sobretudo nas áreas cartografadas no trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).
O levantamento hidrográfico abrange o trecho entre as cidades de Porto Murtinho (BRA) e Assunção (PAR), no qual foram coletados dados ambientais, em águas nacionais e estrangeiras. Esses dados possibilitarão a atualização/construção de 10 cartas náuticas, previstas no III Plano Cartográficos Náutico Brasileiro, totalizando 129,6 Km2 de área sondada.
Além de contribuir para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar, a SONDOPE ainda promove o estreitamento de laços, integração e interoperabilidade com o país vizinho. Durante o período atracado em Assunção, o AvHoFlu “Caravelas” receberá a visita de Autoridades da Armada Paraguaia, as quais poderão observar esta nobre missão desempenhada pelo Navio em apoio àquela Força.
